Juliana Navarro
Designer gráfica / Diretora de arte

Desde pequena, sempre fui curiosa e imaginativa. Gostava de criar histórias e imaginar mundos. Hoje, conto histórias através do design.

Acredito que uma identidade só é forte se baseada em uma grande verdade. E que uma marca verdadeira tem que nascer de paixões e de sonhos. Tem que ser real e, ao mesmo tempo, mágica. Ter nascido na Colômbia, um dos berços do realismo fantástico, deve ter me ajudado um pouquinho a pensar e a ser assim.

Comecei minha vida na publicidade, mas minha curiosidade me levou a querer conhecer o mundo e sair de minha cidade natal, Bogotá. Após um período nos Estados Unidos, fui para Barcelona onde cursei um master em Design e Estratégia de Identidade Corporativa na ELISAVA. Depois disso, tive minha primeira experiência no mundo das marcas com quem mais entende disso, a Interbrand.

Voltei para meu país, onde tive a oportunidade de trabalhar com um grande mestre do design colombiano, Lucho Correa, alguém que admiro e que influenciou minha forma de trabalhar. Com ele aprendi que, antes de desenhar, deve-se pensar muito na origem, na motivação, no significado e nas ideias por trás de cada marca. E aprendi também que, às vezes, a melhor cura para o bloqueio criativo pode ser ir para casa e tomar uma taça de vinho.

Em 2010, decidi morar no Brasil. Aqui, atuei na A10 e na Crama. Nessas empresas pude aprender que o trabalho em equipe gera melhor resultado do que o individual. E que, assim como meu país, com sua literatura onde o maravilhoso se funde à realidade, o Brasil do tropicalismo e do carnaval tem características que influenciam o design, que aqui não tem medo de usar a exuberância de cores, a alegria e a criatividade para construir marcas que, no entanto, não perdem o foco no seu objetivo.

Depois de todas essas experiências, chegou a hora de voar sozinha, me valendo de tudo o que aprendi até agora e de meus próprios sonhos e paixões. E com uma imensa vontade de contar novas histórias.

_Experiência

 

Interbrand _Madrid   //   LIP _Bogotá   //   A10_São Paulo   //   Crama_São Paulo

_Algumas das marcas com as quais trabalhei